41 3084-2490
Rua Miguel Grassi, 205 — Guatupe São José dos Pinhais/PR — CEP: 83060-200

Notícias

Convenção Contábil de MG: “Somos uma peça fundamental na economia e nos negócios”, fala presidente Zulmir

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, participou, nesta quarta-feira (22), da cerimônia de abertura da Convenção de Contabilidade de Minas Gerais

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, participou, nesta quarta-feira (22), da cerimônia de abertura da Convenção de Contabilidade de Minas Gerais. O evento, que acontece até esta sexta-feira (24), marca a sua 13ª edição com o tema “A contabilidade como fator de crescimento na nova década: Tecnologia, comunicação, conexão, ética, mercado e as aplicabilidades contábeis na sustentabilidade e na gestão de pessoas e negócios”.

Breda iniciou o seu discurso parabenizando a organização do evento e saudando todos os profissionais contábeis, em especial, os do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) e de outros estados que participavam online. “Nós hoje representamos um sistema, coeso, unido e forte, que trabalha em benefício da nossa profissão contábil, disse”.

O presidente também celebrou o fato da Convenção começar na mesma data em que se comemora o Dia do Contador, 22 de setembro. Ele parabenizou os 52.715 profissionais da contabilidade e 8.780 empresários do ramo de Minas Gerais, destacando o quão essencial é a profissão. “[Vocês] fazem a economia do estado funcionar. São molas propulsoras do desenvolvimento econômico. [Nós, contadores] somos uma peça fundamental na economia e nos negócios. E, é isso que tem feito a nossa profissão se destacar cada vez mais. A pandemia veio para mostrar, mais uma vez, que o nosso trabalho é fundamental para o funcionamento das empresas, órgãos públicos e entidades do 3º setor. Ou seja, para o benefício de toda a sociedade”, frisou Breda.

A 13ª edição da Convenção também se destacou, por acontecer pela primeira vez no formato híbrido. Ou seja, presencialmente para apresentadores e virtualmente para os palestrantes e o público. Breda também louvou a escolha do tema do evento que destaca a sustentabilidade na aplicação do trabalho contábil.

“Esse tema já permeia as discussões globais e nacionais. Estamos participando para que a classe contábil se incorpore definitivamente dentro dessa nova tendência, que é o reconhecimento da necessidade de padrões da contabilidade para os processos de sustentabilidade das organizações em termos sociais, ambientais e de governança. Essa é a agenda do mundo econômico e, por consequência, a agenda do mundo contábil, da próxima década”, destacou o presidente.

Durante a abertura, a Presidente do CRCMG, Rosa Maria Abreu Barros reforçou o contexto da pandemia. Ela agradeceu o empenho de todos os colaboradores que ajudaram a concretizar o evento, especialmente, a equipe do Conselho regional mineiro, conselheiros e membros da comissões. Para ela, “a dedicação e o engajamento" foi o que permitiu a convenção acontecer, pela primeira vez, de forma virtual e altamente tecnológica.

“Diante desse cenário complexo foi preciso inovar. Inovar para evoluir. Espero que você [participante], de onde quer que você esteja, tenha uma experiência verdadeiramente rica, com mais conhecimento. Uma troca única de aprendizado com um incomparável crescimento profissional”, disse Rosa.

A contadora também reforçou a essencialidade do profissional da contabilidade, em particular dentro do contexto pandêmico. “Nós profissionais da contabilidade fomos chamados a mostrar toda a nossa resiliência, capacidade de adaptação e expertise técnica. Nunca a sociedade precisou tanto de nós e nunca houve resposta tão rápida também. O CRCMG tem imenso orgulho de vocês [contadores]”, enfatizou a presidente.

Rosa também pontuou que “o mundo sai completamente mudado nesta crise. [Assim,] o papel do profissional da contabilidade se transformou dentro das organizações. Cada vez mais a sociedade demonstra a sua percepção do quão essencial é o profissional da contabilidade para a ordem social”, finalizou.

Por fim, a presidente afirmou ser honra representar a classe contábil mineira nesse momento em que, mais do nunca, o papel dos contadores tem se transformado dentro das organizações. Ela desejou um bom evento a todos e disse que espera que a Convenção “possa levar oportunidade de desenvolvimento para os profissionais de Minas, do Brasil e do mundo”, concluiu.

Homenagem Mérito Contábil de Minas Gerais

Durante o evento, houve a entrega da medalha de mérito contábil de Minas Gerais, ao contador José Xavier Cunha. O profissional, que neste ano completou 50 anos de carreira, agradeceu e disse estar orgulhoso da premiação. Para ele, "o profissional da contabilidade precisa estar sempre em busca de capacitação técnica para melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade”. Cunha também dedicou o prêmio aos que o acompanharam ao longo de sua jornada, principalmente, à sua família.

Palestra Magna

A solenidade de abertura da Convenção contábil mineira contou com a palestra magna do digital influencer Thiago Nigro, idealizador do canal Primo Rico, nas redes sociais, e autor do livro “Do Mil ao Milhão”. Formado em Relações Públicas e especialista na área financeira, Niagro reforçou aos contadores a oportunidade de alcançarem clientes a partir de ações de marketing e relacionamento com o cliente.

O influenciador também reconheceu a importância dos profissionais contábeis e incentivou que as empresas busquem gerir a contabilidade com orientação. “Ninguém é bom em tudo o que faz. É necessário ter um foco, se não você não resolve nada. Quem dirá então a atividade de um contador”, contestou.

Niagro também reforçou que os contadores realizam os sonhos deles, com a realização dos sonhos de outras pessoas. Na prática, isso quer dizer que os escritórios de contabilidade querem o sucesso de seus clientes, para que dessa forma, obtenham a mesma consagração.

Evento

A XIII Convenção tem como objetivo convidar para uma reflexão sobre pacto global, uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. As palestras com foco no desenvolvimento profissional visam despertar o futuro e garantir a prosperidade e a valorização da profissão contábil.

O evento é uma realização do CRCMG, em parceria com o CFC, a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

Todos os direitos reservados | © 2021 | FLASH CONTABILIDADE
desenvolvido por